A Covid-19 e a Criação de Sites e Lojas Online.

Desde o ínicio da pandemia, muitas empresas e serviços tiveram de se adaptar e modernizar o seu modelo de negócio, para conseguirem contornar a queda de procura. Os profissionais da criação de sites e web-design foram chamados a criar ou reformular sites institucionais, pessoais e lojas online, para fazer face a dificuldades nunca antes sentidas desta forma generalizada.

A Covid-19 e o comércio online.

Segundo o INE, as pesquisas por compras online aumentaram 500% em Março deste ano, especialmente no sector alimentar. O registo de domínios .pt triplicou desde o inicio da pandemia. O número de empresas que, em março, aderiu ao pagamento por referência multibanco, cresceu de uma média de 8 adesões diárias para 24. Muitas entidades tiveram de antecipar o lançamento dos seus sites e lojas online ou de os readaptar, como foi o caso das  Tintas Barbot, do Espaço Casa, dos produtos de cosmética Dvine, entre outras.
Com um novo estado de emergência que poderá ser estendido até terminar a pandemia, esta tendência é de crescimento, acompanhando a consciêncialização geral do público e das empresas para a segurança do comércio online e para a necessiadade de criação de sites e lojas online, que lhes possam assegurar a continuidade do negócio à distância.

Novo Estado de Emergência.

E entramos novamente nesse Estado de Emergência. Foi díficil, para a maioria das empresas e negócios ultrapassar os meses de Abril e Maio deste ano, quando o confinamento era total e obrigatório. Neste caso, não será tão grave para a economia (dependendo do sector), e as medidas de confinamento variam de concelho para concelho, sendo que as mais comuns são:

  • Proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00 em dias de semana e nos próximos dois fins-de-semana a partir das 13h00
  • Possibilidade de realizar medições de temperatura corporal por meios não invasivos no acesso a estabelecimentos e equipamentos públicos
  • Dever cívico de recolhimento domiciliário
  • Eventos e celebrações limitados a 5 pessoas, salvo se do mesmo agregado familiar
  • Teletrabalho obrigatório, com algumas excepções
  • Limitação de horário dos estabelecimentos comerciais (que podem variar de concelho para concelho)
  • Encerramento dos equipamentos culturais até às 22:30

Pode consultar as medidas específicas para o seu concelho aqui.

 

O nosso contributo.

Há alguns meses, antecipando este crescimento, lançámos o nosso serviço low cost de criação de sites prontos em 5 dias, criando ferramentas que permitem a empresas ou particulares acompanhar esta tendência e acrescentar competividade aos seus negócios. Este mês, adicionámos dois pacotes aos três já existentes, contemplando a adição de blog aos sites com portfólio e loja online. Pode consultar todos os pacotes inseridos neste serviço aqui.
Se quiser ver um exemplo de um site criado com o nosso Pacote Commerce+, pode clicar na imagem acima.
Se necessitar de mais informações sobre este ou outros serviços, estamos à sua disposição nos contactos disponíveis aqui no site.