Branding Espéculo Estúdio.

A importância da Imagem Corporativa.

O que é a Imagem Corporativa?

A Imagem Corporativa é a forma como uma empresa, as suas actividades e os seus produtos ou serviços são assimilados por estranhos. Está directamente ligada à reputação de uma empresa. Num clima corporativo cada vez mais competitivo, é importantante criar e comunicar uma reputação positiva a clientes, accionistas, comunidade financeira e comercial e público. E se, há duas ou três décadas, essa imagem e a sua reputação era facilmente disseminada verbalmente, com os avanços tecnológicos e a crescente propagação da imagem, esta assumiu o controlo dessa função. Sintetizar positivamente uma actividade, produto ou serviço numa imagem, ou conjunto de imagens, é cada vez mais uma preocupação consciente em qualquer empresa que se quer competitiva.

Logótipo Santos

Qual a sua importância?

Uma empresa que descura ou ignora a sua imagem cria problemas na sua reputação, e os custos directos ou indirectos dessa desvalorização multiplicar-se-ão geometricamente, como ervas daninhas num jardim. Importa não só criar e suster uma imagem forte, mas também saber diagnosticar falhas na imagem existente. Problemas como rotatividade de empregados, desaparecimento de clientes importantes, desvalorização de acções e quebra de relações comerciais são sintomas de uma Imagem Corporativa deficiente e corrosiva. É importante que os gestores compreendam a sua importância e as duas vertentes em que ela deve ser cuidada, a corporativa e a gráfica, e as diferentes formas de as comunicar.

Cartão Visita Qahwah

Cuidados a ter na criação, manutenção e divulgação da sua Imagem Corporativa.

Apesar do conceito de Imagem Corporativa se ter originado nas grandes empresas, é um facto que mesmo as pequenas e médias empresas a tem, mesmo que os seus donos e clientes não a pensem dessa forma. Na ausência de consciencialização e esforço, ela apenas existe, sem estragégia, cuidado ou entrega apropriados à finalidade dos serviços, um problema que poderá resultar nos estragos mencionados anteriormente.

Convém também entender que uma empresa raramente tem apenas uma Imagem Corporativa. Diferentes publicos podem ter diferentes imagens (ou percepção) de uma única empresa, dependendo dos seus gostos, interesses ou interacção com a mesma. É importante sintetizar aquilo que queremos transmitir e fazê-lo da forma mais expedita e honesta possível. Por essa comunicação ser tão importante, deve ser optimizada e direccionada para a secção de público a quem se adequem os nossos serviços ou produtos. Entender quem é o destinatário dessa informação (a nossa persona), é o primeiro passo para criar uma Imagem Corporativa eficaz e atractiva.

Qualquer dúvida relacionada com Imagem Corporativa, pode ser colocada nos comentários abaixo, ou através do formulário de contacto deste site.